sexta-feira, 29 de julho de 2016

Nesta semana foi possível verificar que as populações de alfacinha (Lactuca watsoniana) na Ilha de São Miguel encontram-se em risco elevado de desaparecer.
Lactuca watsoniana em talude alterado. Foto: Elisabete Dias
Uma das populações foi alvo que uma acção de limpeza do talude onde se situa (Criação) estando a planta actualmente fragilizada e exposta ao gado e ao aparecimento de novas plantas de conteira (Hedychium gardnerianum).

Outro caso flagrante de risco acrescido é a da população do Miradouro do Canário devido ao aumento massivo de turistas nesta zona. Tendo em conta  que pela primeira vez em 4 anos algumas plantas de L. watsoniana estão a entrar em floração neste local é de suprema importância proceder a medidas de protecção. Só nesta semana, foi possível observar por duas ocasiões distintas que os turistas, sem conhecimento científico da flora endémica e dos seus riscos inerentes, arrancam indiscriminadamente flores. Mesmo tendo sido avisados que estavam numa zona com vegetação endémica e que as flores pertenciam a espécies protegidas (Leontodon rigens e Tolpis azorica).
Flores Lactuca watsoniana. Foto: Elisabete Dias
Sendo esta zona parte integrante do Parque Natural de Ilha seria necessário estar presente um vigilante ou guia da Natureza, neste local de modo a informar os turistas sobre as boas práticas a serem aplicadas, bem como a colocação de placas de aviso.
Também seria vital criar uma zona de tampão, na margem do miradouro para evitar mais danos a uma população já de si depauperada.



Sem comentários:

Enviar um comentário